Clube Escola Niterói Parapentes

As mães colocam seus filhos na Terra. Nós os colocamos nas nuvens!

CURSOS DISPONÍVEIS

1 - Valores de acordo com as opções individuais ou serviços:

MODALIDADE

VALOR R$

META

OBSERVAÇÕES

VOO DUPLO INICIAL 360,00 30 MIN DE VOO Informações técinicas iniciais + fotos + video + sd card 8GB + transporte de volta  até a rampa.

 

CURSO COMPLETO

 

3600,00

Obrigatório o cadastro na CBVL - CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VOO LIVRE

CURSO BÁSICO até 10 voos solo.
CURSO INTERMEDIÁRIO (N1 e N2).

Numero ILIMITADO DE AULAS o que garante ao aluno acompanhamento por tempo indeterminado até que atinjar o Nivel 2 pela CBVL - Confederação Brasileira de Voo Livre.

CURSO BÁSICO

1600,00

O aluno realizará 20 voos locais no nível Piloto Aluno pela e ao concluir terá sua homologação alterada para Piloto Nível 1 pela CBVL.

Não fornecemos Curso Básico, pois esse é parte integrante do CURSO COMPLETO. Uma exceção é feita a alunos de outras cidades que estão de passagem e que terão a continuidade do curso em outras Escolas.

CURSO INTERMEDIÁRIO 2600,00

Levar o piloto a atingir o nivel N2 pela CBVL.

Aplicável a pilotos oriundos de outras escolas.
CURSO DE VOO DUPLO 2500,00 Treinar o piloto a realizar voos em parapente de voo duplo para a obtenção do Certificado de Conclusão de Curso de Voo Duplo.

Aplicável a pilotos N3 em cumprimento dos requisitos para a obtenção do N4.
O curso é ministrado com o equipamento de voo do instrutor. O valor pode ser negociável caso o piloto venha a adquirir seu equipamento completo com o instrutor certificador.


CURSO DE VOO DE CROSS 1800,00 Obtenção do Certificado de Conclusão de Curso de Voo de Cross Country (XC). Aplicável a pilotos N3 em cumprimento dos requisitos para a obtenção do N4. Parcelado em 5x, mensais ou em diárias e ao final do pagamento o piloto será automaticamente considerado aluno do curso por tempo ilimitado.
 
DIÁRIA TERÓRICA 180,00 Aula sobre assunto aplicável às condições de voo para o dia ou aula terórica sobre princípios de aerodinâmica, meteoroloogia ou segurança de voo.
Aplicável ao piloto que deseje melhorar o conhecimento sobre a prática de voo em parapentes.
DIÁRIA PRÁTICA 180,00 Aula de treinamento de pilotatem do parapente em solo ou em voo. Aplicável ao piloto que deseje melhorar sua habilidade em controlar o parapente no solo ou em voo.
DIÁRIA COM VOO DUPLO 360,00 Realizar voo duplo de instrução de pilotagem de parapentes. Aplicável ao piloto que além da aula teórica necessite de realizar um voo duplo como parte prática de pilotagem do parapente.
DIÁRIA DE CURSO DE CROSS 360,00 Obter instruções práticas em realização de voo de cross em parapente. Aplicável ao piloto que deseje contratar aulas práticas diárias em atividade de voo de cross.
RESGATE CHARITAS 10,00 Retorno do piloto á rampa do Parque da Cidade  O resgate deve ser agendado antes do voo.
RESGATE PIRATININGA 20,00 Retorno do piloto à rampa do Parque da Cidade. O resgate deve ser agendado antes do voo.
RESGATE DE CROSS 100,00 Retorno do piloto até a posição do seu carro ou casa. Para alunos da Escola os custos do dia serão rateados entre os utilizadores.


Considerações sobre as atividades:

 

O período três meses de curso é considerado uma introdução ao esporte. A expectativa é a pessoa encare esse período de forma experimental.

Mas o que ocorre normalmente é que a adaptação e o prazer de voar vão sendo facilmente visíveis, à medida que o empenho, a freqüência e o interesse de aprender vão tornando a pilotagem do parapente cada vez mais avançada.

Nossa participação como instrutor irá se apresentar cada vez mais intensa e contínua, no intuito de formar um piloto com perfil adequado, completo e seguro, para uma prática do esporte de forma diferenciada, profunda e prazerosa.

Essa continuidade das atividades aéreas·levará·normalmente o aluno à segunda etapa, ao Curso Intermediário, quando o piloto receberá assistência permanente por mais de 1 ano ou o que for necessário.

A realização da etapa intermediária, sem custos para o aluno, está apenas condicionada à aquisição do equipamento de voo completo, indicado e fornecido pela escola. São as comissões nas vendas dos equipamentos que nos auxiliam nos custos da instrução continuada. Não há custo incidentes, além das comissões, para aqueles que fizeram a iniciação conosco, independentemente do tempo que seja necessário para completá-lo.

Em resumo, nosso curso não têm término, acompanhamos os nossos pilotos-alunos o tempo que fôr necessário, até que o nível de segurança e independência sejam considerados mais do que satisfatórios.

2 - Instrutor na rampa todos os dias;

3 - Aulas práticas e teóricas, sobre aerodinâmica e meteorologia.

4 - Optando por curso completo o aluno terá acompanhamento após curso básico por tempo indeterminado além das aulas complementares se segurança e técnicas avançadas em voos locais, cross (longa distância), em viagens de instrução e manobras de preparação para o curso de simulação de incidentes em voo (SIV), após no mínimo 6 meses de voo solo.

5 - Ensinamento de como voar térmicas em voos locais e de longa distância;

6 - Aulas sobre Aerodinâmica passiva (voo normal);

7 - Aulas sobre os procedimentos básicos de pilotagem em turbulências e em emergências (voo em turbulências);

8 - Aulas sobre Aerodinâmica ativa (situações anormais e emergências);

9 - Aulas sobre Meteorologia (nuvens, térmicas e ventos)

10 - Aulas sobre procedimentos de emergência e entrega do DVD Instability 2 e acesso aos artigos e apostilas do site http://www.niteroiparapentes.com.br

LOCAL DA INTRUÇÃO E DOS VOOS DUPLOS·

Toda a instrução básica é realizada em Niterói, no solo, nas rampas e áreas de treinamento em Piratininga· (vento SW) e Camboinhas (vento SE). Havendo oportunidade, o instrutor poderá levar o aluno para Maricá, após análise das condições meteorológicas. O aluno começa a voar sozinho (voo solo) no primeiro mês de curso e é acompanhado para realizar os 10 voos básicos durante o período que for necessário para completar esses 10 voos.

NÃO É RECOMENDADO o voo em rampas fora da sede da instrução sem a presença do instrutor.

Voos monitorados:

Todos os vôos serão acompanhados pelo Instrutor. Os cinco primeiros serão monitorados por rádio e os 5 restantes o aluno fará voo solo sem rádio. Estão previstos vôos duplo de instrução antes do vôo solo;·

HABILITAÇÃO!·

Somente o curso básico não capacita o piloto a realizar vôos de permanência por conta própria. Com o curso básico o piloto pode obter sua habilitação de piloto Nível 1, após realização da prova prevista. 

O CURSO BÁSICO é considerado apenas uma fase experimental.

É necessário a realização do curso intermediário para completar pelo menos mais 8 meses de instrução e também o acompanhamento indispensável para o alcance da segurança ideal na prática do esporte. O curso intermediário pode ser gratuito para quem adquire os equipamentos de voo conosco.


Ao final·6 meses, o piloto-aluno poderá realizar a prova para piloto Nível 1, prevista pela nossa Associação e continuar seu desenvolvimento mediante o acompanhamento e orientações avançadas, feitos por nós, por tempo indeterminado e sem custos adicionais. Esse acompanhamento faz a diferença e gera a qualidade da nossa instrução. O acompanhamento e a dedicação ao aluno por período indeterminado·(não existe em nenhum outro curso no Brasil)·faz a grande diferença·na comparação de níveis atingidos, você vai perceber isso·ainda muito cedo. Não deixe de analisar por esse aspecto, pois essa poderá a diferença entre continuar ou parar de praticar o esporte, por falta de segurança e prazer, por falta de acompanhamento.

Segurança:

Por motivos de segurança, NÃO É PERMITIDO AO PILOTO-ALUNO o vôo em rampas na sede de instrução sem a presença do seu instrutor. É ALTAMENTE RECOMENDADO NÃO REALIZAR VOOS FORA DA SEDE DE INSTRUÇÃO, SEM A PRESENÇA DO INSTRUTOR.

Término do curso básico:

Somente após o término do período de instrução que deverá ter a duração média de 4 meses. A fase básica não habilita o aluno a adquirir sua carteira de piloto, devendo ainda completar a fase intermediária. Essa fase é gratuita para quem adquirir o equipamento NOVO COMPLETO da marca SOL, com o instrutor.

Compra do equipamento:

O piloto-aluno que adquirir equipamento usado e desejar concluir a fase intermediária poderá fazê-lo somente se o equipamento adquirido for adequado ao seu nível. Nesse caso piloto poderá optar pela continuação do curso.

Aquisição de equipamento usado:

Antes, durante ou após o CURSO BÁSICO O PILOTO SÓ DEVERÁ ADQUIRIR O EQUIPAMENTO INDICADO PELO INSTRUTOR. EQUIPAMENTO DE VOO INADEQUADO AO NÍVEL DO PILOTO TORNA O APRENDIZADO PERIGOSO E, SOMENTE POR ISSO, SOMOS OBRIGADOS A INTERRONPER AS AULAS. SERÃO DEVOLVIDOS AO PILOTO OS CHEQUES AINDA NÃO COMPENSADOS.

Diferenciação:

A nossa proposta é fornecer um CURSO COMPLETO a preço de um CURSO BÁSICO. Isto é, o preço que cobramos para o CURSO COMPLETO (BÁSICO + INTERMEDIÁRIO) é praticamente o mesmo que se cobra, no Brasil todo, ONDE SE OFEREÇE APENAS 10 VOOS SOLOS , após o que o aluno é considerado liberado para prosseguir sozinho, ficando sem o acompanhamento tão obviamente necessário após a etapa básica.


PESQUISE ANTES DE CONTRATAR SEU CURSO! COMPARE O CONTEÚDO DE MATÉRIAS TEÓRICAS E PRÁTICAS, COMO TÉCNICAS VARIADAS DE DECOLAGEM E VÔOS EM TÉRMICAS QUE NÃO SÃO ENSINADOS NOS DEMAIS CURSOS.


MATERIAL DIDÁTICO PARA O CURSO

RECOMENDAÇÕES PARA UM MELHOR ENTENDIMENTO TÉCNICO E CIENTÍFICO NO ESPORTE
:


1 - DVD - DINAMIC DECISIONS - Produzido pela NOVA. Legendado Para o português do Brasil por Luciano Miranda

2 - DVD - INSTABILITY 2 - Produzido por Bruce Goldsmith e pela AIRWAVE. Legendado para o português do Brasil por Luciano Miranda. ESSE É O MELHOR VIDEO EXISTENTE PARA O ENTENDIMENTO DAS SITUAÇÕES ANORMAIS E EMERGÊNCIAS EM PARAPENTES DO MUNDO.

3 - Livro VOANDO COM CIÊNCIA. VOANDO COM CONSCIÊNCIA. Autor: Kurt W. Stoeterau. O mais completo conteúdo sobre o parapente do Brasil

4 - MANUAL DO PARAPENTE OBEDIENTE - Autor: Kurt W. Stoeterau - A maneira menos complicada de se entender os comportamentos dos parapentes.

5 - Apostilas e artigos de autoria de Luciano Miranda apresentados no site http://www.niteroiparapentes.com.br (é necessário senha para acesso do conteúdo completo)

6 - É muito recomendado que o aluno adquira um rádio VHF de boa qualidade para garantir boa comunicação rádio. Durante os primeiros vôos, ·fornecemos rádio para a comunicação, mas é melhor que cada um tenha e cuide do seu, para uso mais amplo, a critério do piloto. RÁDIO ICOM - IC-V80 - o mais utilizado no vôo livre. Você pode adquirir esse rádio na Loja do Parapente

Leia algumas dicas e pensamentos para o voo de parapente

Regras de voo e dicas importantes - siga por aqui

Restrições de vôo aplicáveis a pilotos com menos de 1 ano de experiência